Dez meses depois de se enfrentarem na eleição de Canoas, o prefeito Jairo Jorge e o ex-prefeito Luiz Carlos Busato se encontrarão presencialmente pela primeira vez nesta quinta-feira (16). Jairo e Busato — que hoje é secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano — acompanharão a visita do secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, à usina de reciclagem de resíduos sólidos construída no município.
Maranhão veio ao Rio Grande do Sul para participar de um seminário da Famurs sobre a destinação dos resíduos sólidos. O evento será aberto pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, por videoconferência. O objetivo é informar os prefeitos gaúchos a respeito das obrigações dos municípios na gestão dos resíduos, estipuladas no novo marco legal do saneamento.
De acordo com Busato, a usina de Canoas, que trabalha com resíduos da construção civil, foi escolhida para a visita por ser considerada modelo para outros municípios. O secretário alerta que, se não garantirem um descarte sustentável, do ponto de vista ambiental e econômico, os prefeitos poderão ser processados por improbidade administrativa:
— Nosso objetivo é implantar várias usinas desse tipo no Estado, para evitar um passivo ambiental que, logo adiante, vai bater na porta dos prefeitos.
A proposta de Busato é de que os municípios se organizem em consórcios ou agrupamentos regionais para financiar as usinas. O governo do Estado entraria com a orientação técnica. No modelo adotado em Canoas, a empresa que construiu a usina vai explorá-la por cinco anos, e depois repassará a estrutura ao poder público.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também acompanha a visita.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.