O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Esperada há mais de duas décadas pelos gaúchos, a obra de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho poderá ser retomada, em sua fase final, a partir desta segunda-feira (12). A data marca a saída da última família que vive na Vila Nazaré, que fica no sítio aeroportuário, na zona norte de Porto Alegre. Com a área liberada, a Fraport, empresa alemã que administra o Salgado Filho, poderá retomar os trabalhos na pista, que passará dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros.
Iniciada em junho de 2019, na gestão de Nelson Marchezan, a remoção de 1.011 famílias tornou-se o maior processo de reassentamento de forma contínua da história de Porto Alegre, segundo a Secretaria Municipal de Habitação. Nesse período, os moradores da Nazaré foram transferidos para dois condomínios: o loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, e o Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta. Ainda houve casos de famílias que receberam indenizações para deixar o local.
Além das extensas negociações, acompanhadas por órgãos de controle, o processo se estendeu em razão de problemas burocráticos e ações judiciais. No início do ano, quando 111 famílias permaneciam na vila, a prefeitura prometeu que entregaria a área até o dia 28 de fevereiro, mas a dificuldade de chegar a um acordo com as pessoas que ainda viviam no local impediu o cumprimento do prazo.
— Alguns casos foram para a Justiça, em torno de 70. Muitos deles foram solucionados administrativamente, e 51 passaram por acordo judicial. Algumas famílias foram para o Irmãos Maristas, e outros receberam uma ajuda de custo da Fraport para recomeçar a vida em um outro local. Tudo foi feito com muito diálogo e com transparência com as famílias — diz o secretário de Habitação, André Machado.
Consultada pela coluna, a Fraport informou que ainda aguarda a conclusão do reassentamento para se manifestar. A previsão da empresa é de que, após a retomada da obra, sejam necessários seis meses para a entrega da pista. Em fevereiro, o prazo para a conclusão foi prorrogado de dezembro de 2021 para agosto de 2022.
No início do mês, a Fraport anunciou a conclusão do novo terminal de cargas no Salgado Filho. Com o novo espaço e a ampliação da pista, o aeroporto poderá receber pousos e decolagens de aeronaves mais pesadas e processar mais cargas. A estimativa é de que a capacidade de processamento de cargas passe das atuais 35 mil toneladas ao ano para até 100 mil toneladas.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.