O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, teve queda de 54,6% no fluxo de passageiros ao longo do primeiro trimestre de 2021. Segundo dados da Fraport, responsável pela administração, passaram pelo terminal 387 mil passageiros em janeiro, contra 175 mil em março. Os meses de férias costumam ser os mais movimentados. Conforme a empresa, a expressiva queda em março foi reflexo da piora dos índices da pandemia no país.
Apesar de ainda estar longe dos números anteriores à pandemia, o movimento de passageiros no Salgado Filho vinha apresentando crescimento. Desde novembro de 2020, atingiu patamares acima dos 300 mil passageiros ao mês — o que não era registrado desde abril. O pico de movimento foi em dezembro, quando 402 mil usuários utilizaram o terminal aéreo no início do período de férias e das festas de final de ano.
Consequentemente, o número de aeronaves que passaram pelo terminal também diminuiu, de 4.265 em janeiro para 2.717 em março — o que corresponde à queda de 36,2%. Atualmente, o terminal opera 13 rotas domésticas e uma internacional. A média é de 42 voos diários chegando ou saindo de Porto Alegre.
Na tarde desta segunda-feira (24), a área do embarque doméstico apresentava situação tranquila: poucas filas no raio X e muitos passageiros na praça de alimentação. Os restaurantes e lanchonetes seguiam um protocolo no atendimento e a máscara era retirada do rosto dos clientes somente para comer.
Em março, no pior mês da pandemia no país, novas regras aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso de máscaras em aeroportos e aviões entraram em vigor. Os passageiros só podem embarcar usando máscaras de pano com duas camadas, máscaras cirúrgicas ou PFF2.
Retomada
Mesmo com o avanço da vacinação no Brasil e ao redor do mundo, a Fraport prefere não fazer previsões. "Não sabemos como a pandemia vai se comportar no Brasil, nem quando teremos a população vacinada ao redor do mundo para voltar a voar entre os países como antes da covid. Então, continuamos acompanhando dia após dia", diz a nota da administradora.
No embarque internacional, a Copa Airlines retomou as operações em Porto Alegre no começo de março, a primeira desde abril do ano passado. São duas frequências semanais ligando Porto Alegre ao Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, onde há conexões a destinos de América do Norte, Central e do Sul e Caribe.