A manhã desta sexta-feira (21) marca o início da transferência de famílias da Vila Nazaré, na zona norte de Porto Alegre, devido à obra de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. As primeiras pessoas que vivem no local estão sendo transferidas para o loteamento Senhor do Bonfim, no bairro Sarandi.
O processo deve seguir até 14h. O Departamento Municipal de Habitação (Demab) coordena a logística, enquanto a Fraport — que administra o aeroporto — fornece o transporte para a mudança de todas as famílias.
A Brigada Militar acompanha a operação. Ao longo do dia, outras famílias poderão sair também, dependendo da organização da mudança.
— Hoje essas famílias estão em sub habitações. Quando chove, não tem água, esgoto, não tem luz condizente, não tem infraestrutura. Estamos falando de uma área irregular. Elas estão indo para um condomínio com habitabilidade e infraestrutura. É uma nova história que se inicia. A alegria no rosto deles não tem preço — relata o superintendente do Demhab, Emerson Corrêa.
Nesta primeira etapa, 128 famílias estão aptas a serem transferidas, sendo que 112 já têm os contratos assinados — as demais devem acertar os últimos detalhes na próxima semana. Os apartamentos do loteamento estão sendo recuperados pela Caixa, com recursos da União. Somente no loteamento do bairro Sarandi, serão 364 famílias.
O processo deve seguir até o fim do ano e vai envolver, no total, 1,3 mil famílias. As outras 936 vão passar a morar no Conjunto Habitacional Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta.
A pista do aeroporto será ampliada em 920 metros, passando dos atuais 2.280 metros para 3.200. As obras de extensão da pista estão previstas para serem concluídas em 2021. As famílias que não aceitarem a mudança serão chamadas para negociar individualmente com a Fraport.