Começa nesta segunda-feira (14) a avaliação dos alunos da rede municipal de Novo Hamburgo. As provas serão aplicadas entre 14 e 24 de junho, presencial ou remotamente, para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, em parceria com o projeto Aprova Brasil.
A ideia da prefeita Fátima Daudt (PSDB) é fazer um diagnóstico para entender como o período de mais de um ano sem aulas presenciais impactou os mais de 15 mil estudantes das 52 escolas sob responsabilidade da prefeitura.
– Nosso objetivo é identificar o déficit de aprendizagem em língua portuguesa e matemática e, posteriormente, executar ações pedagógicas para recuperar o conhecimento que deveria ter sido assimilado no período. Queremos que essas dificuldades sejam sanadas para que os estudantes possam seguir o ano letivo e continuar aprendendo – diz a prefeita.
Em Novo Hamburgo, as aulas presenciais foram retomadas em 10 de maio, de acordo com o plano de contingência de cada instituição escolar, aprovado pelo Centro de Operações de Emergência Municipal.
Na rede estadual, está em andamento o projeto Avaliar é tri, com o mesmo objetivo.
Porto alegre também vai criar um sistema próprio de avaliação, mas a secretária de Educação, Janaina Audino, diz que só terá os detalhes ao longo da semana. O cronograma ainda está sendo fechado.