Principal obra prevista pelo governo federal para a Serra Gaúcha, o futuro aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, deverá ser concedido à iniciativa privada. O estudo de viabilidade econômica será feito pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e inclui os acessos a Caxias do Sul e Gramado, totalizando 56 quilômetros, e a construção do terminal de cargas. A concessão implica instalação de uma ou duas praças de pedágio no trecho que ligará as duas cidades.
Um dos padrinhos do projeto, para o qual o governo federal tem reservados R$ 200 milhões, o senador Luis Carlos Heinze (PP) discutiu a concessão nesta segunda-feira (28), em reunião com o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, com o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e com o presidente da EPL, Arthur Pinho de Lima.
A EPL é vinculada ao Ministério de Infraestrutura e presta serviços na área de projetos, estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento da infraestrutura, da logística e dos transportes no Brasil.
Heinze disse que o vencedor da licitação aberta pela prefeitura de Caxias para elaboração do projeto do novo aeroporto, ao custo de R$ 3 milhões, será conhecido dentro de duas semanas (o prazo para apresentação de propostas se encera nesta quarta-feira) e a licitação para a obra pode sair até o final do ano. O edital, no entanto, prevê prazo de um ano para a elaboração do projeto:
— Temos pressa porque 2022 é ano eleitoral e não podemos correr o risco de perder os recursos que estão reservados para esta obra — explicou Heinze.
Da reunião participaram também os secretários de Planejamento, Margarete Bender, e de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos, Maurício Batista da Silva, os vereadores Adriano Bressan, Alexandre Bortoluz e Ricardo Daneluz, o secretário interino de Agricultura de Gramado, Rafael Ronsoni, e integrantes do MobiCaxias.
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