A prefeitura de Caxias publicou nesta segunda-feira (24) o edital para realização do projeto do futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, no distrito de Vila Oliva. As propostas serão abertas no dia 30 de junho e para estarem aptas à seleção precisarão contemplar infraestrutura, no que abrange pista de quase dois quilômetros, pátio, hangar, pista complementar e terminal de passageiros.
O prazo para elaboração do projeto é de um ano, com valor estimado em R$ 3 milhões. No entanto, a expectativa da prefeitura é de que o processo leve menor tempo.
— Acreditamos que é possível fazer em menos tempo, porém, como o local tem suas peculiaridades, esse foi o prazo. Todo o desenvolvimento do projeto e o cumprimento dos serviços técnicos do contrato serão acompanhados pelos técnicos da Seplan — explicou a secretária Municipal de Planejamento, Margarete Bender.
Após o projeto finalizado, um novo edital será lançado para a execução. Essa licitação, entretanto, não necessariamente contemplará a mesma empresa.
— É um equipamento previsto para a nossa região de longa data, ainda no primeiro Plano Diretor Municipal, uma previsão, um estudo indicativo de interesse do governo do Estado, quando já previa a implantação naquela região de uma plataforma de logística de transportes para atender a região da Serra Gaúcha. A importância está relacionada à logística de transporte na perspectiva de atendimento de pessoas e num horizonte mais extenso, no atendimento a transporte de cargas— destacou Margarete.
Na próxima quarta-feira (26), uma comitiva de Caxias irá para Brasília tratar de diversos assuntos em setores do governo federal. Um dos temas previstos será atualizar a situação do aeroporto e projetar os próximos passos para viabilização do projeto.