A formalização do lançamento do edital de licitação para a elaboração dos projetos executivos do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha por meio de live, na sexta-feira (28/5), da qual participou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi o ato político que assinalou uma etapa importante para a viabilização do empreendimento. O edital, na verdade, foi lançado na segunda-feira (24/5). Freitas deu a dimensão do investimento. Aliás, um investimento devido ao longo de vários governos à importância econômica da Serra Gaúcha:
— Trata-se do maior investimento da aviação regional da nossa história, que será feito por intermédio do Fundo Nacional de Aviação Civil por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil. Uma briga de muitos anos, um pleito antigo, para uma região de extrema importância para o Rio Grande do Sul, com potencial enorme da agroindústria e do turismo (...) É um dia para celebrar, um dia histórico. É o pontapé inicial (para a obra) — destacou Tarcísio.
O ministro ainda projetou “a expectativa de contratar (a execução da obra) em 2022”. Pode ser que fique para 2023, mas o projeto está avançando.
A live foi transmitida pelas redes sociais do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que tem acompanhado as etapas da obra, atuando ao lado das lideranças regionais.
Prazo de execução e valores só depois da aprovação dos projetos
O investimento para a execução do aeroporto no distrito caxiense de Vila Oliva foi pactuado entre o Ministério da Infraestrutura e o município, em termo de compromisso firmado em dezembro de 2019, ainda durante o governo de Daniel Guerra, no valor de R$ 200.593.727,10. Na etapa dos projetos, o valor estimado é de R$ 2.266.387,69. As obras serão executadas com recursos do Fundo de Aviação Civil. Como contrapartida, a prefeitura fará as obras complementares externas. Contudo, só após a aprovação dos projetos será possível definir os valores finais das obras e o prazo de execução, estipulou o ministério.
Só para lembrar, o atraso maior, que deve ser prioritário para a prefeitura, é viabilizar o acesso Rota do Sol-Vila Oliva.