O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto (PP), será o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele foi escolhido em uma eleição interna do PP, em que votaram todos os prefeitos e vices do partido.
Com 128 votos, Bonotto superou Mário Augusto, prefeito de Dom Pedrito, que recebeu 104 votos, e Helton Barreto, prefeito de General Câmara, que obteve 23. Também houve quatro votos brancos ou nulos.
Depois de receber o resultado, Bonotto cumprimentou os concorrentes e pregou a união entre os prefeitos.
— Serei o presidente de todos os prefeitos e vice-prefeitos de todos os municípios, independentemente de ideologias ou cores partidárias, buscando deixar a marca progressista na gestão e tratando das questões importantes para todos os municípios.
Um dos objetivos de Bonotto é de que a Famurs lidere a elaboração de planos de desenvolvimento para as diferentes regiões do Estado, em parceria com as associações regionais de municípios.
A escolha foi feita internamente porque cabe ao PP indicar o futuro presidente da Famurs, conforme sistema de rodízio adotado entre os partidos. Por regra, as quatro siglas que elegem o maior número de prefeitos ficam com o comando da entidade nos quatro exercícios subsequentes à eleição municipal.
Eduardo Bonotto substituirá o ex-prefeito de Taquari Maneco Hassen na direção da entidade.
Entre os principais articuladores da candidatura de Bonotto, estiveram os deputados Frederico Antunes, Covatti Filho e Pedro Westphalen.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.