Com a ida da deputada Silvana Covatti para a Secretaria da Agricultura, o suplente Marcus Vinícius de Almeida (PP), 38 anos, deixou a presidência do IPE Saúde e assumiu nesta terça-feira (6) a cadeira de deputado estadual. O mandato será de, no máximo, um ano. Em abril de 2022, os titulares que estão no secretariado devem retornar à Assembleia para poder concorrer na eleição de outubro.
— É apenas um ano, que vou fazer valer por quatro. Primeiro, porque este será o ano da retomada da economia, do começo da volta a uma vida normal. Segundo porque a Costa Doce não tinha um representante na Assembleia e agora terá — empolga-se o novo deputado.
Ex-prefeito de Sentinela do Sul por dois mandatos, Marcus Vinícius foi presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e ficou na segunda suplência da coligação PP-PTB na eleição de 2018, com 30.843 votos. Como a primeira suplente, Regina Becker (PTB), é secretária do Trabalho e Assistência Social, a vaga ficou com o ex-presidente do IPE, que será substituído por Júlio Ruivo, ex-prefeito de Santiago.
Ao tomar posse, Marcus Vinícius elegeu a saúde, a eficiência na gestão pública e o desenvolvimento regional como focos de sua gestão:
— Sempre acreditei que a boa política precisa de renovação, mas também de responsabilidade, experiência e resultados. E é essa contribuição que quero dar ao Parlamento neste momento de tantos desafios.
Uma das ideias do novo deputado é propor uma Lei de Incentivo à Gestão Pública, para que suprir uma lacuna que faz as prefeituras, por falta de técnicos, perderem oportunidades de convênios com universidades, por exemplo:
— Os pequenos municípios têm dificuldades para montar planos estratégicos, elaborar planos de educação, de gestão de resíduos sólidos, de saneamento básico. Não quero vulgarizar esse instrumento, mas acho que usar parte do ICMS para qualificar a gestão pública pode ser um caminho.
Em relação à saúde, a preocupação é com a pandemia:
— Com a pandemia, vivemos um momento atípico, que requer ações efetivas e novas ideias. A Assembleia tem muito a contribuir nesse esforço coletivo para salvar vidas e manter a economia funcionando. Quero me envolver com o processo de compra de de vacinas para acelerar a volta à normalidade.
Natural de Tapes, Marcus Vinícius é formado em Direito e tem MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getulio Vargas. Na presidência do IPE, trabalhou pela recuperação financeira, expansão dos serviços na capital e interior e consolidação administrativa e gerencial do órgão.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.