Tomam posse nesta terça-feira (30) dois novos secretários do governo de Eduardo Leite, completando a reforma do primeiro escalão iniciada no final do ano. A deputada Silvana Covatti (PP) assumirá a Secretaria da Agricultura no lugar do filho, o deputado federal Covatti Filho (PP), que reassumirá o mandato em Brasília. O suplente que até aqui ocupa a cadeira de Covatti na Câmara, Ronaldo Santini (PTB), não ficará no sereno: será o secretário do Turismo, no lugar de Rodrigo Lorenzoni, que deixou o cargo para ser secretário do Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre.
Como a primeira suplente da coligação PP-PTB é a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, que seguirá no Executivo, a cadeira de Silvana na Assembleia será ocupada por Marcus Vinícius de Almeida, atual presidente do IPE Saúde. Para a vaga de Marcus Vinícius deve ser indicado o ex-prefeito de Santiago Júlio Ruivo.
Com as mudanças, o PTB — cujos líderes planejam migrar em massa para outro partido — amplia ainda mais seu espaço no governo Leite. Além do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que segue na Secretaria da Segurança Pública, o partido terá outras quatro secretarias: Trabalho e Assistência Social (Regina Becker), Desenvolvimento Regional, antiga Articulação com os Municípios, (Luiz Carlos Busato), Turismo (Ronaldo Santini) e Apoio à Gestão Administrativa e Política (Agostinho Meirelles).
Na semana passada, tomou posse a nova secretária da Educação, a professora goiana Raquel Teixeira, substituta de Faisal Karam, primeiro suplente do PSDB, que assumiu na Assembleia com a ida do deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) para a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura.
Antes, Artur Lemos havia substituído Otomar Vivian na Casa Civil e Leonardo Busatto assumido a Secretaria de Parcerias Estratégicas, vaga com o pedido de demissão de Bruno Vanuzzi, no final do ano.
Outro que passou a integrar o primeiro escalão foi o deputado Edson Brum (MDB), que assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico, desmembrada da pasta do Turismo.