O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni, foi convidado pelo prefeito Sebastião Melo para ser secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre. Lorenzoni é suplente de deputado e presidente estadual do DEM, partido do vice-prefeito Ricardo Gomes, que exerce interinamente o cargo oferecido ao correligionário.
O secretário se reunirá nesta quarta-feira (17) com o governador Eduardo Leite para tratar do assunto e deve responder ao convite de Melo até quinta-feira.
— É um desafio muito grande. Me motiva muito trabalhar pela minha cidade e junto a um projeto que trabalhei muito para construir e eleger na última eleição. Eu tenho compromisso com o governo do Estado. Amanhã irei conversar com o governador. Estou conversando com meu partido e minha família — disse Lorenzoni à coluna.
Pelo Twitter, o prefeito da Capital tratou como certa a aceitação do convite e, inclusive, agradeceu Gomes pelo período como secretário interino.
"Rodrigo participou da elaboração do nosso projeto para Porto Alegre e dará sua competente contribuição para construirmos juntos uma cidade melhor. Agradeço ao Ricardo, que exerceu a função interinamente até agora, acumulando atribuições e sendo fundamental para as medidas de apoio que conseguimos estruturar", postou Melo.
A saída de Lorenzoni do secretariado de Leite é cogitada desde o ano passado, quando o governador começou a planejar a reforma no primeiro escalão. Apesar de o secretário nutrir boa relação com o núcleo do governo, os deputados de seu partido têm votado contra a maioria dos projetos importantes enviados pelo governo à Assembleia.
Lorenzoni disse à coluna que, até o momento, nunca conversou com o governador sobre a eventual saída do governo.
O presidente do DEM foi secretário de Desenvolvimento Econômico quando a pasta ainda estava ligada ao Turismo. Com a decisão do governo de separar as duas áreas, Lorenzoni permaneceu como secretário do Turismo e o deputado Edson Brum (MDB) assumiu a pasta de Desenvolvimento Econômico.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.