O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Prefeitos de quatro cidades do Rio Grande do Sul disputam a indicação do Progressistas (PP) para a presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O mais votado na eleição interna, em que votam prefeitos e vice-prefeitos filiados ao PP, assumirá a presidência da entidade a partir do segundo semestre.
Os candidatos (em ordem alfabética) são:
- Beto Bordin, prefeito de Jacutinga
- Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja
- Helton Barreto, prefeito de General Câmara
- Mário Augusto, prefeito de Dom Pedrito
A votação será por e-mail, entre os dias 26 e 28 de abril, e a apuração dos votos será feita no dia 29. Estão aptos a votar 144 prefeitos e 117 vices. O cadastramento para a participação na eleição começou nesta segunda-feira (12), e vai até o dia 23 de abril. Para participarem da eleição, os votantes devem cadastrar o e-mail junto à secretaria do diretório estadual.
A escolha é feita internamente porque cabe ao PP indicar o futuro presidente da Famurs, conforme sistema de rodízio adotado entre os partidos. Por regra, as quatro siglas que elegem o maior número de prefeitos ficam com o comando da entidade nos quatro exercícios subsequentes à eleição municipal.
O prefeito escolhido pelos correligionários substituirá Maneco Hassen (PT), ex-prefeito de Taquari, no comando da Famurs, e ficará no cargo até a metade de 2022.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.