O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em reunião com o governador Eduardo Leite nesta terça-feira (16), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez dois pedidos para a retomada da cogestão regional do modelo de distanciamento controlado, prevista para a próxima semana. Melo solicitou que a vigência da cogestão seja permanente, sem novas interrupções, e que os novos protocolos da bandeira vermelha sejam discutidos com os prefeitos.
O prefeito da Capital também disse a Leite que considera que todos os municípios da Região Metropolitana devem seguir as mesmas regras sanitárias. Atualmente, as cidades estão subdivididas em quatro regiões covid e podem receber bandeiras diferentes.
— Nós somos cidades conurbadas, que deveriam ter uma posição única sobre o funcionamento da região, porque muita gente vai e muita gente volta (dentro da região).
O prefeito ainda reforçou o pedido para que o horário de atendimento dos supermercados, atualmente limitado às 20h, seja ampliado. Para Melo, isso permitirá que os estabelecimentos recebam menos pessoas ao mesmo tempo.
Desde que foi suspenso, o retorno da cogestão está previsto para a próxima segunda-feira (22). Como todo o Estado deverá permanecer em bandeira preta, as regiões poderão fixar protocolos semelhantes aos de bandeira vermelha. Por isso, os protocolos da bandeira vermelha devem ser endurecidos pelo Piratini. O governo marcou para sexta-feira (19) uma reunião com os prefeitos para discutir os regramentos e deve anunciar os detalhes na segunda.
As regiões que não aderirem à cogestão terão de seguir as regras da bandeira preta.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.