A aliança entre PSDB e MDB, com possíveis reflexos na eleição de 2022, será solidificada nesta semana com a confirmação do deputado Edson Brum como secretário do Desenvolvimento Econômico. Embora diga que só dará a resposta na quinta-feira, Brum já deu o “sim” ao governador Eduardo Leite e até visitou a Secretaria que vai ocupar para conhecer a estrutura hoje comandada por Rodrigo Lorenzoni (DEM). O convite ao deputado foi adiantado pela coluna há duas semanas.
Desmembrada do Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é um dos cargos mais cobiçados do governo do Estado. Leite a ofereceu ao MDB para reforçar a base na Assembleia nesta segunda metade de governo. Como não será candidato à reeleição, é possível que os dois partidos montem uma aliança focada em dar continuidade às reformas iniciadas por José Ivo Sartori e continuadas por Leite, mas essa discussão só será aprofundada em 2022.
Por ora, a ampliação do espaço do MDB, que já ocupa a Secretaria dos Transportes, com Juvir Costella, significará maior facilidade para aprovar projetos na Assembleia. Embora esteja na base do governo, o MDB, com oito deputados, não tem votado fechado em projetos polêmicos, caso da prorrogação das alíquotas de ICMS.
Ainda falta definir quem será o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, na vaga de Artur Lemos, que foi para a chefia da Casa Civil. O mais cotado é o ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan (PSDB), mas o PTB pressiona pela ampliação do espaço no governo. Outras mudanças devem ocorrer nos próximos dias.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.