Nos derradeiros dias de campanha, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB) terão de se desdobrar para convencer eleitores que não votaram no primeiro turno a saírem de casa no próximo domingo. A primeira pesquisa do Ibope no segundo turno indica que o páreo não está corrido, embora Melo tenha 49% das intenções de voto e Manuela, 42%. São sete pontos de vantagem (oito se considerados apenas os votos válidos.)
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Melo teria entre 46% e 52%. Manuela, entre 39% e 45%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Esses não são os únicos dados que apontam para uma disputa apertada. Dos 805 entrevistados, 4% responderam que ainda não escolheram seu candidato. E 5% estão dispostos a votar nulo ou em branco.
No primeiro turno, a abstenção em Porto Alegre foi das mais elevadas da história: 33,08%. Traduzido em números absolutos, esse percentual significa que 358.217 eleitores aptos não apareceram para votar. É mais do que os votos obtidos pelos dois que se classificaram para o segundo turno. Melo fez 200.280 (31,01%) e Manuela, 187.262 (29%).
Na pesquisa, 91% dos entrevistados responderam que estão dispostos a votar no domingo, 7% disseram que estão em dúvida e somente 2% afirmaram que não irão às urnas. É para esses 7% que Melo e Manuela devem falar com prioridade, já que poderão decidir a eleição.
Com os apoios que cada candidato recebeu dos derrotados no primeiro turno, o resultado do Ibope indica que os votos dados ao prefeito Nelson Marchezan (que decidiu ficar neutro), se dividiram, mas a maior parte foi para Melo, que cresceu 23 pontos entre o resultado do primeiro turno e a pesquisa. Marchezan fez 21,07% dos válidos.
Melo ganhou o apoio de Valter Nagelstein (PSD), João Derly (Republicanos) e Gustavo Paim (PP), que, juntos, fizeram cerca de 7%. Manuela cresceu 17 pontos, se comparar o percentual da urna com o da pesquisa. Ganhou o apoio de Juliana Brizola (PDT) e de Fernanda Melchionna (PSOL), que, juntas, fizeram 10,75%.
Aliás
Melo e Manuela terão duas oportunidades ímpares de conquistarem eleitores indecisos ou de dobrar os que estão dispostos a votar nulo ou em branco: as entrevistas no Gaúcha Atualidade (ele na quinta, ela na sexta-feira) e o debate na RBS TV, na sexta-feira à noite.
Confira os números
Intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre no segundo turno:
- Sebastião Melo (MDB) - 49%
- Manuela D'Ávila (PCdoB) - 42%
- Brancos/Nulos - 5%
- Não sabe/Não respondeu - 4%
Votos válidos:
- Sebastião Melo (MDB) - 54%
- Manuela D'Ávila (PCdoB) - 46%
A pesquisa Ibope foi contratada pela RBS Participações e ouviu 805 eleitores entre os dias 22 e 24 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RS-03118/2020.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.