O Ibope errou ou o resultado da última pesquisa do segundo turno, divulgada no sábado (28), mobilizou eleitores que rejeitam Manuela D’Ávila (PCdoB) e não pretendiam votar? Nunca se terá a resposta, mas o certo é que o resultado das urnas foi bem diferente do que o instituto indicou.
No discurso da vitória, o prefeito eleito Sebastião Melo agradeceu aos líderes de todos os partidos que o apoiaram e, lá pelas tantas, agradeceu ao Ibope, em tom de ironia. Os apoiadores aplaudiram entusiasmados. É impossível precisar o número de eleitores que voltaram da praia para votar quando viram o resultado da pesquisa ou que pretendiam se abster e desistiram.
Na pesquisa, Manuela aparecia com 45% das intenções de voto e Melo tinha 43%. Convertido para votos válidos, esse resultado significava 51% para Manuela e 49% para Melo, mas desde a abertura da primeira urna o candidato do MDB apareceu na frente. Encerrada a apuração, Melo venceu com 54,63% e Manuela fez 45,37%.
O número final é idêntico ao da pesquisa do mesmo Ibope, divulgada na última terça-feira, mas extrapola a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos do levantamento de sábado.
Até as 21h50min deste domingo o Ibope não havia se manifestado para explicar o erro.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.