Um dia depois de se manifestar em defesa do juiz Rudson Marcos, que presidiu a audiência na qual a modelo Maria Ferrer foi humilhada pelo advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) emitiu nova nota em resposta ao que chamou de “recentes ataques, difundidos em redes sociais”.
A nota, assinada pela presidente, Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, diz que “imagens de trechos da audiência de oitiva da vítima, que deveriam ser resguardadas por segredo de Justiça, forma veiculadas e analisadas de forma distorcida do seu contexto”.
Apesar de os trechos divulgados mostrarem que o juiz não repreende o advogado quando humilha Mariana, a presidente da AMC sustenta que a inquirição da vítima durou quase três horas e, “segundo apurado, mais de 30 intervenções foram feitas pelo magistrado para advertir as partes acerca do dever de urbanidade e respeito que se espera de todos os atores do sistema de Justiça, havendo inclusive suspensão do ato para que os envolvidos atentassem para tais determinações”.
A nota diz que a magistratura catarinense é formada por juízes dedicados e vocacionados, que agem no estrito cumprimento das leis e da Constituição Federal e cuja atuação é constantemente avaliada pelos órgãos correcionais, no caso, a Corregedoria-Geral da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça.
“Assim, confiamos que a apuração dos fatos, envolvendo magistrado que nenhuma mácula possui em seus quase 20 anos de dedicação à magistratura, certamente restabelecerá a ordem”, escreve Jussara.
E conclui: “A AMC reforça o compromisso da magistratura com a sociedade catarinense de garantir o respeito ao devido processo legal e de zelar pela autonomia dos magistrados para o exercício da atividade judicante”.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.