O isolamento imposto pela pandemia, que o mantém em casa desde março, não impedirá o ex-governador José Ivo Sartori de entrar em campo na campanha deste ano para tentar eleger seu ex-secretário Carlos Búrigo (MDB) prefeito de Caxias do Sul. Em vez da conversa olho no olho com os eleitores, como gosta de fazer, Sartori terá de se render ao palanque virtual.
Braço direito do ex-governador na prefeitura de Caxias e no Palácio Piratini, Búrigo ganha um cabo eleitoral de peso para enfrentar o deputado Pepe Vargas (PT), duas vezes prefeito, e Edson Néspolo (PDT), derrotado por Daniel Guerra em 2016.
Nesta sexta-feira (28), Búrigo foi a casa de Sartori — que não sai “nem para comer galeto” — para combinar sua participação na campanha.
Os dois trataram também da articulação política e do plano de governo que está em fase de elaboração. Além de conselheiro, Sartori terá um papel-chave como avalista do trabalho de Búrigo.
— Ele é o perfil certo para Caxias do Sul. Não é uma questão política ou partidária, mas uma necessidade da cidade, que precisa serenar os ânimos e reencontrar o rumo certo. E eu vou ajudar nessa caminhada, porque conheço o Búrigo e tenho compromisso com a cidade — disse o ex-governador.
Além de apostar na presença de Sartori, Búrigo vai mostrar sua experiência de gestão como prefeito reeleito de São José dos Ausentes, secretário da Fazenda por oito anos em Caxias do Sul e secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Estado:
— O que eu sempre fiz foi trabalhar e construir. Nós vamos para a eleição, mais uma vez, falando a verdade. Esse é o nosso jeito. E Caxias conhece tanto o nosso jeito quanto tudo o que fizemos nos oito anos na gestão Sartori.