Considerada a alegria dos suplentes, porque abre a possibilidade de quem bateu na trave dois anos antes assumir o mandato de deputado, a eleição municipal deste ano poderá, no máximo, abrir quatro vagas na Assembleia Legislativa.
Às vésperas das convenções, somente sete deputados estaduais estão dispostos a concorrer a prefeito: três em Porto Alegre, dois em Caxias do Sul, um em Rio Grande e um em Bagé. São eles:
- Juliana Brizola (PDT) em Porto Alegre
- Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre
- Rodrigo Maroni (Pros) em Porto Alegre
- Carlos Búrigo (MDB) em Caxias do Sul
- Pepe Vargas (PT) em Caxias do Sul
- Fábio Branco (MDB) em Rio Grande
- Luiz Fernando Mainardi (PT) em Bagé
Fábio Branco disse à coluna que ainda não decidiu se vai mesmo concorrer. Essa é uma possibilidade, mas depende da confirmação de uma aliança que ainda está em construção.
Os parlamentares não precisam renunciar ao mandato para disputar a eleição municipal. Caso não consigam se eleger, os derrotados mantém a cadeira no Legislativo.
Esta reportagem foi atualizada às 16h de 19/8, com a informação da deputada Kelly Moraes (PTB) de que não será candidata em Santa Cruz do Sul. O pré-candidato do PTB a prefeito é o vereador Mathias Bertram.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.