Dividido entre os que querem a candidatura própria e a aliança com a prefeita Paula Mascarenhas, o PP de Pelotas escolheu o ex-prefeito Fetter Júnior como candidato à eleição de novembro. A convenção foi realizada neste domingo (2), sem o apoio do presidente do diretório municipal.
Dos 45 integrantes do diretório, 28 integrantes votaram pela candidatura própria, dois se manifestaram pela coligação com o PSDB e 15 se abstiveram.
Fetter, que governou tendo o PSDB como aliado, tornou-se um dos principais adversários da gestão de Paula. Critica as medidas de distanciamento social e tenta recuperar o protagonismo que teve no passado. O presidente do PP local, vereador Roger Ney, prefere a aliança com o PSDB e sonha em ser vice de Paula.
O PSDB está fazendo uma espécie de reality show para decidir quem vai escolher. Cinco representantes de diferentes partidos que querem a vaga de vice foram chamados para fazer teste de TV. Esse teste será depois submetido a uma pesquisa para ver quem é mais convincente aos olhos do eleitor.
Idemar Barz, o atual vice, tem um concorrente interno no PTB, o ex-presidente do Sanep Alexandre Garcia. Também estão no páreo o ex-reitor do IFSul Antônio Brod (Cidadania), o ex-secretário nacional de Cultura Henrique Pires (PSL) e o Fábio Tedesco (Pros) que concorreu a prefeito em 2016.
(Colaborou Frederico Feijó)
Time de peso no BRDE
Embora ainda precise da aprovação do plenário da Assembleia e do aval do Banco Central para assumir a presidência do BRDE, Leany Lemos já começou a montar seu time, em sintonia com o governador Eduardo Leite.
O economista Pedro Nery, funcionário de carreira do Senado, foi convidado a integrar o Conselho de Administração. Do Senado vem também, como assessor, Renato Brown, que foi adjunto de Leany no governo do Distrito Federal.
A economista Vanessa Sulzbach, que atua no Departamento de Economia e Estatística (DEE), ocupará uma das vagas no conselho.
Multas por aglomeração
No segundo fim de semana de operação para coibir aglomerações, a prefeitura de São Gabriel aplicou cinco multas. Com apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar, a fiscalização contabilizou 47 queixas de aglomeração e três de festas particulares entre sexta e sábado.
O prefeito Rossano Gonçalves (PL) alerta:
— Quanto mais as pessoas se expõem e vão à rua, mais suscetíveis ficam para pegar o coronavírus. Precisamos de responsabilidade individual em respeito à toda a comunidade. Nosso esforço é, também, para evitar o colapso na rede hospitalar.
No forno
A proposta de reforma tributária do governo Eduardo Leite será protocolada na Assembleia até sexta-feira.
Distanciamento controlado
Praticamente todas as associações regionais de municípios mandaram propostas para a flexibilização do modelo de distanciamento controlado. Na terça-feira, os prefeitos têm reunião com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles.