O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A apresentação do programa de pré-candidatura da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) à prefeitura de Porto Alegre, realizada nesta sexta-feira (21), foi interrompida após invasores começarem a compartilhar imagens e fotos à revelia da organização do evento. A atividade começou às 18h desta sexta e permitia o acesso público, mediante autorização após cadastro.
Conforme a assessoria de Melchionna, a assembleia já contava com cerca de 100 pessoas e aproximadamente 200 aguardando a autorização para o ingresso quando, minutos antes do início, imagens do presidente Jair Bolsonaro manipulando armas começaram a ser compartilhadas.
Mensagens preconceituosas contra pessoas LGBT+ foram compartilhadas no chat e também foi reproduzida uma música se referindo à esquerda com termos pejorativos. Os sons e imagens impediram o começo da conversa e a reunião foi transferida para outra plataforma. Entre as ameaças, foram registradas frases como "Hoje é só virtual, depois vocês vão ver seus m**".
Fernanda, que formará chapa com o ex-árbitro Márcio Chagas da Silva, cobrou posicionamento de autoridades sobre o caso.
— Não nos surpreende este comportamento autoritário de simpatizantes da extrema-direita, que não entendem a importância da democracia e combatem a liberdade de expressão e pensamento. Mas não vamos deixar esse tipo de ação impune. Com a pandemia, as atividades virtuais ganharam um outro nível de importância e é obrigação das autoridades que se posicionem sobre esses ataques — afirmou a deputada.
Na quinta-feira (20), a live de lançamento da pré-candidatura da deputada Renata Souza (PSOL) à prefeitura do Rio de Janeiro também foi invadida, o que interrompeu o evento por alguns minutos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.