O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O Rio Grande do Sul recebeu nesta segunda-feira (15) um lote de 12 mil máscaras — 10 mil descartáveis e 2 mil do tipo N95, modelo mais utilizado por profissionais de saúde — doadas pela província-irmã de Hubei, na China. A capital de Hubei, Wuhan, foi o primeiro epicentro de coronavírus no mundo.
A doação atende a um pedido do governador Eduardo Leite feito em correspondência enviada em março ao governador da província, Wang Xiaodong. Na ocasião, Leite também havia solicitado outros materiais, como luvas, aventais e kits de testagem, além de equipamentos hospitalares.
— Pedimos atenção e cooperação do povo de Hubei para o enfrentamento ao coronavírus e ficamos muito contentes com a solidariedade. Receber hoje essa ajuda material é muito importante, mas esperamos também pela cooperação técnica para melhor enfrentarmos a pandemia — disse o governador, ao receber David Chen, representante da província, no Palácio Piratini.
O RS está conectado a Hubei por um acordo de fraternidade e cooperação, assinado em 2001, que prevê intercâmbio bilateral em áreas como ciência e tecnologia, cultura, educação, esportes, saúde, comércio, recursos humanos e agricultura.
Desde então, Wuhan foi visitada duas vezes por governadores gaúchos: Germano Rigotto, em 2004, e Tarso Genro, em 2013.
— Hubei entendeu a necessidade de ajuda e enviou as máscaras, mas continua com a disposição de trabalhar em conjunto tanto no combate à pandemia como nas relações econômicas — afirmou Chen.
As máscaras recebidas serão destinadas aos profissionais da saúde que atuam no combate ao coronavírus, obedecendo aos critérios de distribuição da Secretaria da Saúde.
Também presente no ato simbólico de entrega, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, afirmou que a pasta segue trabalhando para estreitar os laços com Hubei para que, após a pandemia, o Estado possa retomar os planos de fazer uma missão internacional à China.
O governo do Estado estava planejando uma ida de Leite a China, mas a iniciativa foi suspensa em razão da pandemia.