O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Pouco mais de seis meses depois de deixar a presidência da Carris, a administradora Helen Machado voltou a trabalhar na prefeitura. Desde segunda-feira (25), Helen ocupa um cargo de assessora na secretaria de Planejamento e Gestão. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial.
Helen deixou o comando da estatal em dezembro do ano passado para atuar na empresa Planalto Transportes. Na ocasião, GaúchaZH revelou que a gota d'água para a saída foi o incômodo por ter de pagar do próprio bolso a defesa em um processo por dano moral movido por um ex-funcionário investigado por supostas irregularidades administrativas.
Na nova função, a administradora vai colaborar em projetos que envolvem grandes financiamentos, como a revitalização da Orla do Guaíba, além da modernização da frota da Carris.
— O prefeito fez um convite para que eu retornasse à prefeitura para ajudar em projetos que estão em andamento e envolvem alto investimento — contou Helen, acrescentando que se diz "movida a desafios" e que a gestão pública "encanta qualquer um que queira contribuir com a cidade".
De acordo com a titular da secretaria do Planejamento, Juliana Castro, o atual cenário de crise exige ainda mais que o município conte com quadros técnicos qualificados, que "tenham experiência e conhecimento da administração pública, para que todos os recursos sejam otimizados".
Nos dois anos à frente da Carris, Helen reduziu o déficit na companhia em 70%. Sob sua gestão, a empresa conseguiu fechar um mês com lucro líquido pela primeira vez em sete anos, em agosto de 2019.