Após fazer história à frente da empresa de ônibus Carris, em Porto Alegre, a diretora-presidente Helen Machado está deixando o cargo. De saída para a iniciativa privada, Helen passará o comando da companhia para Cesar Griguc, diretor administrativo-financeiro. Foi na gestão de Helen que a empresa conseguiu, pela primeira vez em sete anos, fechar um mês com lucro líquido. O saldo positivo de R$ 124 mil foi referente a agosto de 2019. Significa que a empresa pagou todas as contas do mês e ainda sobrou dinheiro. A última vez que isso havia ocorrido foi em agosto de 2012.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira, Helen disse que deixava o cargo com a certeza de que sua gestão foi "incansável" no sentido de "fazer o que é certo". E mandou um recado, sobre a administração pública e a responsabilidade dos cidadãos:
— Nós temos que achar que esse problema (a empresa pública) é nosso. Os jornalistas fazem isso de forma muito correta, adequada, de cobrar a administração pública, os números. Nós precisamos despolitizar as organizações públicas e nos preocupar com aquilo que também é nosso. Na minha gestão, trabalhamos com leis para exigir profissionalização para que pessoas tenham qualificação pra esses cargos — afirmou a diretora-presidente.