A saída de Helen Machado da presidência Carris tem uma razão que incluiu um desafio pessoal. Ela foi convidada para atuar na iniciativa privada e agora passa a fazer parte da Planalto Transportes, empresa gaúcha que transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros por ano. Helen, que iniciou ontem na Planalto, atuará agora como Diretora de Operações na instituição que hoje oferece 98 linhas interestaduais, intermunicipais e internacionais. Somente no Rio Grande do Sul, são mais de 76 linhas intermunicipais.
De saída, a ex-presidente da Carris passou o comando da companhia para Cesar Griguc, atual diretor administrativo-financeiro. Em mensagem encaminhada aos colegas, Helen Machado registrou sua despedida e fez um agradecimento:
— Estabelecemos uma união de profissionais engajados com o mesmo objetivo, porque você só consegue ser vencedor com uma equipe que deseja ser vencedora. Saio de cena em um momento importante, com a certeza de ter entregue o meu melhor — afirmou.
Foi em sua gestão que a empresa conseguiu, pela primeira vez em sete anos, fechar um mês com lucro líquido. O saldo positivo de R$ 124 mil foi referente a agosto de 2019. Significa que a empresa pagou todas as contas do mês e ainda sobrou dinheiro. A última vez que isso havia ocorrido foi em agosto de 2012.
Gestão pública
No último dia 6, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, Helen disse que deixava o cargo com a certeza de que sua gestão foi "incansável" no sentido de "fazer o que é certo". E mandou um recado, sobre a administração pública e a responsabilidade dos cidadãos:
— Nós temos que achar que esse problema (a empresa pública) é nosso. Os jornalistas fazem isso de forma muito correta, adequada, de cobrar a administração pública, os números. Nós precisamos despolitizar as organizações públicas e nos preocupar com aquilo que também é nosso. Na minha gestão, trabalhamos com leis para exigir profissionalização para que pessoas tenham qualificação pra esses cargos — afirmou a diretora-presidente.