Enquanto as companhias aéreas revisam seus programas de milhagem, as rodoviárias aderem ao modelo. A gaúcha Planalto Transportes lança amanhã o Programa de Vantagens Moveflex. Passageiros que viajarem pela empresa passarão a acumular pontos que poderão ser trocados por passagens e outros produtos e serviços. Para participar, é preciso se cadastrar no pontosmoveflex.com.br. Só valem compras feitas no site ou no aplicativo da própria empresa. O prazo para resgate de bilhetes é de até dois anos.
O programa pretende operar integrado a diversos parceiros estratégicos, como aplicativos de transporte individual, hospedagem, alimentação, ingressos. O próximo passo será o Clube Moveflex, que permitirá bonificação com pontos extras aos integrantes. A concepção do serviço é baseado no sistema blockchain. A empresa criou uma plataforma de blockchain privada, a blockbus, que faz a gestão de todas as transações, como a geração e rastreio de bilhões de criptopontos.
O blockchain é a origem de boa parte das criptomoeadas, como o bitcoin, e considerado a maior contribuição do sistema, dada a forte oscilação das diversas denominações dessas formas de troca. É baseado em algoritmos criptográficos, que tornam os dados das transações imutáveis e transparentes, com registros descentralizados das informações e alta capacidade de conciliar dados conflitantes e verificar a consistência das informações.