A disposição para o diálogo, anunciada no discurso de posse do presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Voltaire de Lima Moraes, não ficou só na intenção. Nesta sexta-feira (14), Voltaire levou a cúpula do TJ ao Palácio Piratini para retribuir a visita do governador Eduardo Leite, feita dias antes, e agradecer a presença na posse.
— Foi uma excelente conversa. Em termos de disposição de ambos os lados, estamos bem. Vamos combinar encontros com frequência, de rotina, sem esperar que apareçam as crises — disse Leite.
O desembargador confirma a intenção de estreitar os laços com Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria e Tribunal de Contas:
— Vamos conversar, dialogar, ver onde estão os problemas. Sempre digo que é melhor agir preventivamente do que “corretivamente”.
Voltaire defende a união dos poderes em questões do interesse do Estado, como a luta pela compensação das perdas da Lei Kandir.
Em relação à demanda do Executivo, de emprestar recursos do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário, o desembargador não fechou a porta. Disse que pediu um levantamento técnico da situação e das necessidades de curto e médio prazos do TJ:
— Estamos dispostos a uma interlocução permanente para ver até onde podemos chegar.
Nova etapa
O programa Qualifica RS, que em 2018 selecionou 30 coordenadores de educação e três agentes de controle externo de gestão, terá uma nova etapa. Serão recrutados talentos para dois cargos estratégicos: diretor do Departamento de Transportes e diretor de Administração do Patrimônio Imobiliário.