O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Dedicado a conhecer as experiências de sucesso da educação em todas as regiões do país, o conselheiro Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), visitou nesta sexta-feira (25) escolas da rede municipal de Sobral (CE), considerada a melhor do país. Miola lidera um comitê formado por membros das cortes fiscalizadoras que tenta elevar a régua do ensino fundamental.
No município cearense, o conselheiro conheceu algumas das práticas que ajudaram a levar Sobral da 1.366ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2005, para a liderança do ranking nacional em 2017, com nota de 8,8 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental.
— O bom desempenho nem sempre está ligado ao volume de verbas investidas. Embora ainda faltem recursos, por vezes o segredo está na melhoria da gestão e da governança — defende Miola.
Uma das iniciativas que chamou a atenção da comitiva foi o sistema de seleção para o cargo de diretor das escolas municipais. Em vez de votação entre alunos e professores ou simplesmente indicação política, os gestores passam por uma seleção pública, que inclui provas e entrevistas, inclusive com psicólogos.
— Abolimos as indicações políticas para o cargo. Os selecionados passam a fazer parte de uma lista de espera e são alocados pela secretaria de acordo com o perfil e envolvimento com a comunidade local — explicou o prefeito Ivo Gomes (PDT).
O projeto que está mapeando as boas práticas de educação no país deve ter todos os dados compilados até o fim do ano. A divulgação do diagnóstico está prevista para março de 2020.