Em mais uma etapa do movimento dos Tribunais de Contas para elevar a régua da educação no Brasil, o Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa, que é vinculado às cortes fiscalizadoras, lançou uma campanha nas redes sociais para mostrar dados relevantes da educação no país (veja alguns cards abaixo).
Batizada de Números da Educação, a iniciativa traz informações alarmantes em suas primeiras peças. Um dos cards mostra que mais de 13 mil profissionais da educação infantil não possuem Ensino Médio. Outro, indica que apenas 38% das escolas de educação básica possuem bibliotecas.
As primeiras peças tratarão da formação dos professores e da infraestrutura das escolas em todo o país. Na próxima etapa da campanha, serão divulgados dados específicos de cada Estado.
De acordo com o conselheiro do TCE gaúcho, Cezar Miola, que preside o comitê, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para garantir uma educação de qualidade com equidade.
— A intenção é usar as redes sociais e despertar a consciência da sociedade para que, tendo as informações, possa cobrar mais qualidade na educação.
A campanha faz parte do projeto Educação que Faz a Diferença, que pretende mapear o desempenho das redes de Ensino Fundamental no país e identificar práticas que podem ser replicadas para elevar o nível em todo o Brasil.