A Secretaria Municipal de Educação em Esteio conseguiu nesta segunda-feira (8) zerar a lista de espera por vagas na educação infantil (berçário e maternal), onde são atendidas crianças de zero a três anos. Crianças de quatro e cinco anos, estudantes do jardim e do pré, não precisavam esperar por uma vaga.
A falta de vagas em creches é um dos grandes desafios a serem superados pelos prefeitos da Região Metropolitana. O prefeito Leonardo Pascoal, que acumula a Secretaria de Educação, afirma que Esteio é a única cidade da região a acabar com a espera por vaga.
— É uma satisfação saber que respondemos a todas as demandas e que estas crianças receberão um atendimento que é essencial para formar a base de seu ensino — diz ele.
Pascoal conta que, para atingir essa meta, foi necessária a inauguração de uma nova escola municipal, no final de maio. A prefeitura precisou terminar uma construção que estava em andamento desde 2014 e que foi abandonada, em 2016, quando a empresa responsável decretou falência e deixou a obra com 40% do projeto executado. À época, o trabalho era financiado com recursos do governo federal. Após briga na Justiça, a conclusão dos trabalhos só foi possível após Esteio investir, de recursos próprios, R$ 1,1 milhão.
A prefeitura afirma que todos os pais e responsáveis que fizeram a solicitação por vaga neste semestre tiveram seus pedidos encaminhados a uma das escolas municipais de educação infantil, nas escolas conveniadas e em instituições das quais a administração municipal compra vagas. Um novo período de inscrições para berçário e maternal será aberto entre os dias 28 e 30 de agosto.