O deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), integrante da mesa diretora da Assembleia Legislativa, pediu vistas de ofício do governador José Ivo Sartori solicitando a convocação de plebiscito para privatizar a CEEE, Sulgás e CRM. O parlamentar informou à coluna que, "em princípio", tem sete dias para entregar suas constatações sobre o documento aos colegas.
A correspondência encaminhada aos parlamentares foi colocada em discussão na reunião da mesa na manhã desta terça-feira (15). Se não houver outro pedido de vista e se a tramitação for autorizada na próxima semana, caberá à assessoria da presidência a formulação de um projeto de decreto legislativo (PDL). Depois, o texto do PDL será reencaminhado para a apreciação dos deputados do mesmo grupo, que podem pedir vista do conteúdo novamente.
Junto ao pedido do governador tramita em regime de urgência proposta do Piratini para alteração do prazo para convocação da consulta de cinco para três meses antes da eleição. O governo espera aprovar esse projeto dia 29 de maio. Os dois textos, esse e o PDL, devem estar aprovados pelo plenário até o fim de junho.
Fazem parte da mesa diretora da Assembleia o presidente Marlon Santos (PDT) e os deputados Juliano Roso (PC do B), Nelsinho Metalúrgico (PT), Edson Brum (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Frederico Antunes (PP) e Maurício Dziedricki (PTB).