Enquanto o polêmico auxílio-moradia do Judiciário é questionado nos noticiários, um juiz de Santa Cruz do Sul – que rejeitou o benefício em 2014 – chamou a atenção da comunidade de uma forma positiva. Pelo menos uma vez por semana, Celso Karsburg, da 1ª Vara Federal do Trabalho, sobe em um trator emprestado para aparar a grama da praça Ernesto Frederico Söhnle, no bairro Santo Inácio. No dia 2, o juiz foi fotografado por um vizinho enquanto realizava a tarefa. A imagem viralizou depois que foi postada no Facebook.
Adotado há três anos por Karsburg, o espaço foi revitalizado e, com a ajuda dos moradores, mantido limpo.
– Há três anos, a praça estava abandonada e isso me incomodava, é ao lado da minha casa. Hoje em dia, tem mais gente que ajuda – disse ele.
O trator usado para cortar a grama do local é de um campo de futebol da região. Todas as sextas-feiras, o magistrado pega emprestado o veículo e separa de duas a três horas para aparar a vegetação. Além desse trabalho, com o auxílio da prefeitura e de empresários da cidade, uma calçada foi construída e flores foram plantadas na praça.
"Imoral, indecente e antiético"
Em 2014, Celso Karsburg ficou conhecido por rejeitar o auxílio-moradia concedido pelo STF. Hoje repete o que disse na época, quando classificou a verba como “imoral, indecente e antiética”.