Tratada como suspense até agora, a presença do ex-presidente Lula em Porto Alegre está confirmada pela direção do PT para as 18h de terça-feira, véspera do julgamento. Lula deverá discursar na Esquina Democrática. A concentração começa as 16h e deve se prolongar até as 19h30min, quando os militantes seguirão em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. Uma equipe de precursores já fez a verificação do local.
A vinda foi confirmada à direção do PT de Porto Alegre pela presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e pelo vice-presidente, Alexandre Padilha, que coordena as mobilizações. A única hipótese de desistência admitida pelo presidente do PT de Porto Alegre, Rodrigo Dilelio, é o advogado de defesa considerar a viagem inconveniente.
Na quarta-feira, durante o julgamento do recurso contra a condenação imposta pelo juiz Sergio Moro, Lula estará em São Paulo. No final da tarde, participará de ato na Avenida Paulista, com a presença dos principais líderes do partido. O diretório nacional se reunirá no dia seguinte para reafirmar a candidatura a presidente, independentemente do resultado do julgamento no TRF4.