O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), oficializou, nesta sexta-feira, o apoio à candidata Beth Colombo, atualmente filiada ao PP, para as eleições municipais do próximo ano. O petista, que poderia escolher sustentar a candidatura do correligionário Nelsinho Metalúrgico (PT) à prefeitura, decidiu seguir com a companheira de chapa, que desde 2009 é a vice-prefeita da cidade.
A ideia foi levada por Jairo Jorge ao diretório municipal. Segundo ele, 83% dos petistas canoenses aprovaram a aliança.
– Mesmo com posições diferentes, sempre a respeitei e ela sempre me respeitou em todas as decisões. Estamos devolvendo a solidariedade ao apoio que ela nos deu – disse o prefeito, que entregou flores à candidata na tarde desta sexta-feira ao anunciar o apoio oficialmente.
Jairo Jorge também comentou sobre a retirada do nome do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) como pré-candidato:
– É um nome forte no PT, fiz campanha para ele e um nome extremamente qualificado. Ele retirou o seu nome como candidato quando apresentamos o nome da Beth Colombo. Nós defendemos uma ideia de protagonismo compartilhado.
Beth Colombo pretende sair do Partido Progressista ainda nos próximos dias devido às "diferenças ideológicas" com a atual legenda de Jairo Jorge.
– É uma questão de alinhamento com as pretensões futuras do partido. É uma questão que ultrapassa as barreiras da cidade – afirma a vice-prefeita, que descartou a hipótese de filiação ao Partido dos Trabalhadores.
A candidata à prefeitura de Canoas do próximo ano ficará sem sigla por alguns dias após desfiliação. Segundo Beth, o partido que está procurando deve ser da base do governo Dilma e não pode apoiar o governador Sartori.