O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre está entre os cinco melhores hospitais do Brasil. É o que aponta o HospiRank 2024, um levantamento elaborado pela Global Health Intelligence (GHI), empresa americana que realiza a análise de dados do mercado de saúde da América Latina.
A unidade hospitalar aparece em segundo lugar em cinco categorias: hospitais mais bem equipados para receber pacientes; maior infraestrutura para acomodar um alto volume de procedimentos; maior número de equipamentos cirúrgicos básicos; mais bem equipados para acomodar recém-nascidos; e no ranking dos hospitais mais bem equipados para atender pacientes de alto risco.
Na categoria dos hospitais mais bem equipados para realizar diagnósticos primários, a Santa Casa aparece em quarto lugar. Entre as unidades com maior base instalada para tratamento de câncer, o complexo ocupa o quinto lugar no Brasil. A mesma posição se repete entre os hospitais mais bem equipados para realizar diagnósticos por imagem avançados.
— Isso é fruto de uma capacidade instalada ao longo dos últimos anos. Investimos R$ 700 milhões nos últimos cinco anos para estar na ponta em tecnologia no Brasil — explicou Jader Pires, diretor administrativo da Santa Casa.
O grupo conta com oito unidades. A mais recente, inaugurada em 2023, foi o Hospital Nora Teixeira.
— Desenvolvemos a instituição para tratar a população para as suas principais necessidades. É nessa linha de atender a população gaúcha e brasileira que trabalhamos — afirmou o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos.
Outros hospitais de Porto Alegre no ranking
Na mesma lista dos hospitais mais bem equipados para receber pacientes, em nono lugar, aparece o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HPCA). Entre as unidades com maior número de equipamentos cirúrgicos básicos, o HPCA aparece em quarto; em quinto como hospital mais bem equipado para realizar diagnósticos primários; em oitavo entre as unidades com maior base instalada para tratamento de câncer; e em quarto entre os mais bem equipados para atender pacientes de alto risco.
O Hospital Moinhos de Vento também aparece no ranking, em sétimo lugar entre os hospitais mais bem equipados para realizar diagnósticos por imagem avançados.