Rodrigo Lopes

Rodrigo Lopes

Formado em Jornalismo pela UFRGS, tem mestrado em Ciência da Comunicação pela Unisinos e especialização em Jornalismo Ambiental pelo International Institute for Journalism (Berlim), em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, e em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS. Tem dois livros publicados. Como enviado do Grupo RBS, realizou mais de 30 coberturas internacionais. Foi correspondente em Brasília e, atualmente, escreve sobre política nacional e internacional.

Oriente Médio
Notícia

Denúncias de antissemitismo cresceram quase 1.000% no país, aponta estudo de entidades judaicas

Levantamento foi divulgado durante eventos em várias capitais

Rodrigo Lopes

Enviar email
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Debate na sede da Federação Israelita reuniu autoridades, jornalistas, acadêmicos e empresários

Denúncias de antissemitismo aumentaram 961,36% no Brasil em outubro de 2023 em comparação com o mesmo mês no ano passado. 

O dado foi apresentado nesta quinta-feira (9), durante eventos de entidades judaicas em várias capitais do país que marcaram o Dia Internacional do Combate ao Fascismo e ao Antissemitismo. A Confederação Israelita no Brasil (Conib) credita o aumento à onda de discursos de ódio e antissemitas deflagrada a partir dos ataques terroristas do Hamas a Israel em 7 de outubro.

Foram 467 denúncias registradas no Departamento de Segurança Comunitária Conib/Firs no mês passado, contra 44 em outubro de 2022. Nesse grupo estão, segundo a entidade, crianças, jovens, homens e mulheres de diferentes idades, que sofreram algum tipo de violência por serem judeus. Se considerado o acumulado do ano, de janeiro a outubro, o aumento é de 133,6%.

 Em Porto Alegre, os debates na Federação Israelita do Rio Grande do Sul, contaram com a presença de acadêmicos, formadores de opinião, empresários e autoridades.

Líderes judeus consideram que os atentados terroristas perpetrados pelo Hamas, em 7 de outubro deste ano, ativaram uma onda de preconceito e ódio contra as comunidades. A preocupação com atentados contra prédios e entidades israelitas aumentou depois da prisão pela Polícia Federal (PF) de dois suspeitos de ligações com o Hezbollah, em São Paulo, na terça-feira (8).

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
  • Mais sobre:
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00