Cerca de 48 horas depois das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, as chamadas Midterms, os americanos ainda não sabem quem comandará o Congresso. Tudo indica que os republicanos conquistarão a maioria na Câmara, como era previsto, embora não com a avalanche de votos esperada. Até esta quinta-feira (10), o partido de Donald Trump tinha 209 cadeiras conquistadas, ou seja, faltavam apenas nove para conquistar a maioria da Casa. Já os democratas tinham 191.
Mas se a disputa na Câmara está praticamente decidida, a briga no Senado segue viva. Os republicanos tinham 49 assentos contra 48 dos democratas.
Os olhos dos americanos se voltavam para três Estados: Arizona, Nevada e Geórgia. Nos dois primeiros, a apuração ainda não havia terminado. Na Geórgia, a eleição deve ir para o segundo turno, entre o democrata Raphael Warnock e o republicano Herschel Walker, que será realizada em 6 de dezembro.
Lembrando que, em caso de empate (50 a 50, como é hoje), o voto de minerva cabe à vice-presidente dos EUA, que acumula o cargo de presidente do Senado, Kamala Harris.