A Brasa, associação de estudantes brasileiros no Exterior, que conta com 9 mil membros, encaminhou uma carta ao Itamaraty, pedindo apoio do governo para milhares de alunos que não estão conseguindo visto para estudar nos Estados Unidos.
Com a emissão de visto americano reduzida em razão da pandemia, esses estudantes correm o risco de perder bolsas de estudo em universidades americanas, mesmo após passarem em rigorosos processos seletivos. Na carta, a associação explica que para um estudante estrangeiro se matricular em uma universidade americana, é preciso obter um visto específico – F ou J status – junto aos consulados dos EUA. Os autores relatam que alguns alunos que conseguiram agendar entrevistas tiveram o processo cancelado por volta de 14 dias antes da data marcada.
- Em alguns consulados americanos em outros países já fizeram entrevistas online para vistos não só de estudantes. É uma coisa que dá para flexibilizar. Por isso, citamos na carta como potencial medida – disse à coluna Rafael Monteforte, 22 anos, presidente da Brasa.
Ele afirma que as universidades americanas enviaram ao Congresso dos EUA uma comunicação pedindo uma solução que facilite a volta de estudantes internacionais, citando as perdas econômicas.
– As universidades americanas devido ao avanço da vacinação nos EUA já estão falando que voltarão com as aulas presenciais já no próximo semestre. Alguns brasileiros estão na berlinda porque as universidades já disseram que, se eles não voltarem aos campi, perderão a bolsa de estudo. Muitos doutorandos estão nessa situação, alguns graduandos também - destaca Rafael, que é estudante de Economia na Universidade Grennell, em Iowa.
O Brasil é o nono país com mais estudantes nos EUA, segundo dados de 2019. São cerca de 16 mil pessoas. Rafael estima que cerca de 5 mil estudantes estejam no Brasil necessitando de visto para viajar.
O Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre informa que está aberto e mantém a emissão de visto apenas para os casos de emergência. Mais informações no site da embaixada americana no Brasil.