A segunda virada de placar em menos de cinco horas nos Estados Unidos deixa Joe Biden muito próximo de se tornar o 46º presidente americano. A diferença em relação a Donald Trump se amplia, vagarosamente, mas deve aumentar nas próximas horas, uma vez que os votos que estão entrando são de regiões de maioria democrata, os condados de Filadélfia e Allegheny, onde fica Pittsburg.
Se Biden vencer na Filadélfia, somará 273 delegados no colégio eleitoral, não precisando de nenhum outro Estado para chegar à presidência. Seria o ganhador. Mesmo vencendo em todas regiões que faltam, Trump somaria, no máximo, a 264 delegados.
A vantagem de Biden também se amplia na Geórgia, onde ele passou à frente do presidente no final da madrugada desta sexta-feira (6).
Se o democrata vencer na Geórgia e na Pensilvânia, somará 289 delegados no colégio eleitoral. Ganhando apenas na Geórgia chegaria a 269, faltando um delegado ainda. Nesse cenário, precisaria da vitória, por exemplo, em Nevada (seis delegados) ou confirmar o Arizona (11 delegados).
Um aspecto simbólico é o fato de o espaço aéreo sobre a residência de Biden em Wilmington (Delaware) ter sido fechado nesta manhã. Passa a ser considerada área de segurança nacional. É uma medida importante do serviço secreto tomada sempre que um candidato começa a se consolidar como o comandante-em-chefe da nação.