Exemplo de contenção do coronavírus, o Uruguai acompanha com preocupação as mudanças de status em duas regiões que fazem fronteira com o Brasil, no Rio Grande do Sul - a área onde fica Santana do Livramento, que passou de bandeira laranja para vermelha, e a de Bagé, que passou de amarela para laranja.
Nesta segunda-feira (15), o jornal El País, o principal do Uruguai, traz reportagem que destaca: “Santana do Livramento decretará toque de recolher e seu prefeito pede ‘ação conjunta’ ao Uruguai” (leia reportagem na íntegra, em espanhol).
Prefeito da cidade gaúcha, Solimar "Ico" Charopen Gonçalves (PDT) se reuniu com a intendente de Rivera, Alma Galup, para anunciar que está elaborando um documento no qual prevê toque de recolher entre 22h e 6h. Charopen deseja que Rivera, separada da cidade gaúcha por uma avenida, também implemente a medida.
- Não vamos conseguir controlar o vírus se não fizermos uma ação conjunta - afirmou.
A intendente uruguaia disse ao jornal El País que não tomará a decisão sozinha e espera uma comunicação do Itamaraty para que seja implementada a comissão binacional que Uruguai e Brasil acertaram instalar na fronteira para conter o avanço do vírus.
- O prefeito vai atuar em função das anomalias do fim de semana passado, de acordo com o que o governo estadual indica, a bandeira vermelha - afirmou ela, acrescentando que o toque de recolher se restringe apenas a Santana do Livramento.
Rivera registrou 10 casos de coronavírus até o momento. Conforme o site da Secretaria Estadual da Saúde, Santana do Livramento tem 60 casos confirmados e uma morte. Todo o Uruguai contabiliza, até o momento, 847 registros de covid-19, com 23 mortes.