Prevista inicialmente para ser reinaugurada nesta terça-feira (14), a nova estação brasileira na Antártica só começará, oficialmente, os trabalhos nesta quarta-feira (15). O adiamento deve-se às más condições meteorológicas na base chilena de Comandante Frei, a única com pista de pouso na Península Antártica. O avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando o vice-presidente Hamilton Mourão e outras autoridades, deveria pousar nesta manhã. Mas há pouca visibilidade.
A comitiva está retida em Punta Arenas, no sul do Chile. O professor Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que viaja com Mourão, informou que um novo voo foi marcado para esta quarta-feira às 7h. A viagem dura, em média três horas. De Frei, os tripulantes costumam se dirigir de navio até a estação brasileira.
São comuns atrasos e cancelamentos nos voos entre Punta Arenas e a estação Eduardo Frei. Na segunda-feira, uma aeronave chegou a arremeter ao tentar pousar. Também é habitual os voos partirem de Punta Arenas, chegarem à Antártica e terem de retornar ao continente sul-americano em razão das condições do tempo, que mudam a todo instante.