Autoridades e pesquisadores gaúchos foram protagonistas da cerimônia de inauguração da nova Estação Científica Comandante Ferraz, obra de US$ 99 milhões, na quarta-feira (15), na Antártica.
Como ato simbólico, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Jefferson Simões, pioneiro na exploração da região austral, lançou um balão meteorológico nos céus do polo sul. Também participou do ato inaugural a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Cleuza Maria Sobral Dias.
Cerca de 40% de todo o estudo da região feito pelo país ocorre no Rio Grande do Sul. A UFRGS sedia o Centro Polar e Climático, e a Furg lidera a pesquisa antártica no Oceano Austral. O campus de Rio Grande também abriga a Estação de Apoio Antártico (Esantar), que presta apoio logístico a cada ano às operações no continente, com manutenção de vestimentas polares para os pesquisadores e equipamentos da Marinha. Há também participação de grupos de pesquisa da Unisinos e Unipampa.
O vice-presidente Hamilton Mourão e o secretário-geral das Relações Exteriores, Otávio Brandelli, ambos também gaúchos, representaram o presidente Jair Bolsonaro na Antártica.