O chamado shutdown, a paralisação do governo dos Estados Unidos, que entrou nesta quarta-feira no 19º dia, não afeta os serviços de concessão de vistos no consulado americano em Porto Alegre.
Ou seja, a representação trabalha normalmente em serviços considerados essenciais —atendimento a cidadãos americanos e emissão de vistos para estrangeiros. Também não há atrasos na liberação dos documentos.
No entanto, alguns serviços considerados menos importantes, como a atualização do site da embaixada, em Brasília, já são atingidos. Abaixo, a nota oficial da representação brasileira enviada à coluna.
"Durante o lapso no orçamento do governo dos EUA para algumas agências, a embaixada, em Brasília, e os consulados no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre, além do nosso escritório diplomático em Belo Horizonte, estão operando de forma limitada, até novo aviso. Serviços essenciais são aqueles necessários para situações emergenciais, que envolvem a segurança da vida humana, a proteção de propriedade e da segurança nacional.
A embaixada e os consulados, no entanto, continuarão a fornecer serviços aos cidadãos norte-americanos e aos solicitantes de visto de imigrante e não-imigrante."