Falta um pouco menos de um mês para que Grêmio e Inter se enfrentem pelo Brasileirão e, depois de tudo o que aconteceu no Rio Grande do Sul, é impossível pensar que teremos um Gre-Nal com mando Tricolor na Arena, conforme previsto no calendário da CBF. Ainda mais depois de ver o estrago que as águas fizeram no gramado da nossa casa. Aliás, eu diria que, infelizmente, é difícil até mesmo projetar um retorno ao Humaitá neste ano.
Mas em entrevista para a Band-SP, Renato deu um spoiler de uma das possibilidades que pode receber o clássico, e é nada mais, nada menos, que o maior palco do futebol no mundo: o Maracanã. O presidente Alberto Guerra confirmou que há proposta para o duelo acontecer lá. Confesso que essa possibilidade me empolga e me emociona.
Chega a ser injusto pensar que o maior clássico do planeta nunca foi disputado no maior palco. Sei que não tem nada a ver com a nossa cultura gaúcha, mas seria fantástico, visto que o Rio de Janeiro também conta com uma legião de gaúchos que moram por lá. Sem contar que é um jogo que atrai qualquer pessoa que, minimamente, gosta de futebol.
Renato revelou que essa possibilidade está sendo estudada entre os presidentes e envolve uma série de questões. Mas que até mesmo o jogo da volta, com mando do rival, também poderia ser disputado fora do RS, mesmo que o Beira-Rio esteja apto, para que não haja vantagem para um dos clubes.
Tivemos neste final de semana o Futebol Solidário, no mesmo palco, e foi muito bacana assistir tudo o que foi feito para ajudar o Rio Grande do Sul. Um Gre-Nal no Maracanã, além de histórico, seria o símbolo da união entre os dois clubes. Tomara que essa ideia se concretize!