O meio-campista Cristaldo tem mais gols marcados do que Diego Costa nesta temporada. Ele também coleciona um bom número de assistências. Parece estar vivendo sua melhor fase com a camisa do Grêmio.
Cristaldo aprendeu a participar inteiramente do jogo. Isto lhe custou muitas substituições, feitas por Renato, que não gostava do desempenho do atleta. Quando foi para o banco de reservas, parece ter aprendido que não basta ter boa técnica e bater bem na bola, porque não se sustenta um jogador que parece ausente de uma partida quando o adversário vai com muito volume.
Este Cristaldo de hoje é quase um jogador completo. Tecnicamente é o melhor do Grêmio. Claro que lhe falta capacidade de marcação, mas o simples fato de cercar o adversário, de estar atrás da bola, de se concentrar onde está o jogo, faz muita diferença.
Só que ele está pendurado com dois cartões amarelos. Acho que seria uma boa estratégia ficar fora do jogo contra o Estudiantes no sábado (8) para não correr riscos de levar mais um cartão e ficar fora do primeiro jogo das oitavas de final. Cristaldo faria muita falta ao time do Grêmio.