Pavón começou mostrando que é tudo aquilo que se imaginava dele. Um driblador, com capacidade de conclusão e assistências a seus companheiros. Fez uma grande estreia contra o Santa Cruz e se coloca como uma virtude que o Grêmio ainda não tinha.
Gustavo Nunes é outro que com grandes virtudes. Não tendo Soteldo, por bom tempo o jovem entra e joga muito. Faz gols, faz assistência e dribla como poucos. E tem Du Queiroz, que pode não ser tão bom mas estabalece um poderio de marcação que o time não tem. São três acréscimos que estão abastecendo o time gremista.
No ataque, Renato tem jogadores de sobra para montar com muita qualidade. O problema começa quando olhamos a escalação da defesa e do meio. Os meio campistas marcam pouco. O que mais agride é Villasanti. Pepê não se envolve muito na marcação e Cristaldo não se responsabiliza por nada quando precisa enfrentar os adversários. Tudo isto sobrecarrega o sistema defensivo.
Geromel e Kanemann seguidamente ficam na marcação individual dos atacantes do outro time. Quase sempre encontram problemas. Eles ainda podem jogar futebol, mas como já não são os mesmos, precisam de uma forte proteção que o meio campo não dá a eles. São os defeitos do Tricolor, que ainda pode acrescentar os laterais, principalmente Reinaldo, que tem sérios problemas na hora de marcar.
Cristaldo não deve jogar o Gre-Nal
Renato repete, com muito orgulho, que seus times jogam atacando. Isto é uma verdade completa quando ele tem jogadores na mão, caso contrário, trata de se defender.
Se jogar o Gre-Nal com três atacantes, Cristaldo deve ser tirado do time. O escalado passa a ser Du Queiroz, jogador que participa da marcação. Por tudo aquilo que escrevi acima, com as dificuldades naturais que tem o time, se o meio-campo colorado não for apertado por uma marcação constante do Grêmio, a situação do time do Renato fica muito complicada. Jogar este clássico é mais do que uma simples partida, é uma grande luta física, de encontrões e virilidade, de participação efetiva, ou seja, tudo aquilo que sempre passa longe deste jogador argentino.