Após golear o Santa Cruz na Arena, o Grêmio conseguiu garantir matematicamente uma vaga nas quartas de final do Gauchão. A partir de agora, a preparação do Tricolor será para o clássico Gre-Nal buscando, numa disputa direta, garantir a ponta da classificação geral. O Grêmio está um ponto na frente do Inter, que ainda joga neste domingo (18), às 20h, contra o Novo Hamburgo no Estádio do Vale.
A classificação antecipada permitirá que Grêmio tenha tranquilidade para trabalhar a semana focado no Gre-Nal do próximo domingo (25), no Beira-Rio.
— Não fizemos mais do que a obrigação. Sempre é bom com antecedência, até para darmos mais oportunidade para outros jogadores. Agora teremos uma semana cheia. Temos um Gre-Nal, depois uma partida em casa. É importante seguir buscando vitórias e o primeiro lugar. Isso para ter vantagem de jogarmos em casa lá na frente — destacou o técnico Renato.
Líder com 20 pontos, o Grêmio aguarda um tropeço do maior rival para tentar defender o primeiro lugar no jogo que será disputado no Beira-Rio. Em caso de vitória do Inter sobre o Novo Hamburgo, neste domingo, o Tricolor volta para o segundo lugar na tabela. O Colorado é, neste momento, o segundo colocado com 19 pontos.
Terminar a primeira fase em primeiro lugar garante a vantagem de ser o mandante nos jogos decisivos de quartas de final, semifinal e a grande decisão do Gauchão. Nos últimos anos, o Grêmio decidiu os estaduais na sua casa. Nesta temporada de 2024, o time de Renato Portaluppi tenta conquistar o heptacampeonato. Apenas em 2018, contra o Brasil de Pelotas, o Grêmio não decidiu o campeonato estadual na Arena.