De calça jeans, rasteirinha e camiseta, a empresária Soraia Rosso Saloum chega às 9h45min ao Sheik Burger, bar que administra à beira do Guaíba, e fica lá até o pôr do sol.
– Depois, vou direto para o clube: boto meu salto alto, a maquiagem, minha roupa da noite e entro no salão.
Daí até as 3h30min ela incorpora a Tia Carmen – que estava aposentada havia seis meses, mas voltou na semana passada para retomar as rédeas do Carmen's Club, casa de entretenimento adulto inaugurada há 21 anos em Porto Alegre.
Soraia agora se divide entre os dois estabelecimentos. O Sheik ela assumiu em novembro, depois de vencer a licitação para ocupar o primeiro bar da nova orla. O Carmen's ela havia tentado vender, mas, segundo a empresária, o contrato previa seis meses de experiência para os compradores.
– Eles não se adaptaram à noite, resolveram desistir. E os clientes sentiam saudade de mim, as frequentadoras também, então o movimento despencou – afirma Soraia.
Sua intenção de passar o clube adiante tinha duas motivações principais: 1) o cansaço com a vida noturna e 2) a desilusão, segundo ela, com funcionários que a haviam acionado na Justiça do Trabalho. Sobre uma nova tentativa de venda, Soraia diz ainda ter dúvidas:
– Não sei, não é uma coisa clara para mim. A verdade é que eu senti falta. Talvez eu estivesse precisando, mesmo, viver mais o dia para voltar com mais força.