O governo federal planeja uma nova visita aos locais atingidos por enchentes no Rio Grande do Sul, desta vez priorizando as áreas rurais. Nesta quinta-feira (14), o titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, recebeu uma comitiva formada por representantes de entidades do campo, parlamentares e representantes do Executivo gaúcho, que apresentaram uma lista de medidas de socorro aos produtores.
Teixeira, que já esteve no Estado no último domingo, na comitiva liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, prometeu mobilizar representações do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para que elas vejam de perto as consequências da tragédia.
Entre as reivindicações dos produtores atingidos, estão a prorrogação do pagamento de dívidas por seis meses, a anistia das operações de custeio e investimento não amparadas por seguro e uma linha de crédito emergencial com juro zero.
Presente nas agendas em Brasília, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, informou que, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Conab comprará produtos da agricultura familiar gaúcha. Os alimentos serão entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O governo federal também encaminhou a doação de 20 mil cestas de alimentos aos flagelados.